Geada no Bairro do Rio Abaixo (a caminho da Barra). |
Diversos pontos do Município de Cunha amanheceram alvos de geada na manhã do dia 23 de agosto. A Estação Meteorológica de Cunha registrou uma temperatura mínima de 10,5ºC. A região onde está localizado o bairro da Barra, a temperatura, provavelmente, foi bem menor. O bairro da Barra do J. Alves está em uma altitude maior (1100m) do que a Estação Meteorológica e no interior da Serra do Mar, próximo às porções de Mata Atlântica ainda preservada, o que contribui para que a temperatura seja sempre mais amena.
Geada no Bairro do Rio Abaixo (próximo à SP - 171). |
A geada é um fenômeno meteorológico bastante comum durante o inverno no Município de Cunha, principalmente nas regiões com altitude acima de 1000 metros. Trata-se de um evento oriundo dos resfriamentos adiabáticos do ar. Forma-se a partir de resfriamento intenso do ar, quando a temperatura mínima alcança 0ºC, ou mesmo quando a temperatura fica abaixo de zero (temperatura negativa), notadamente nas noites de céu limpo (que facilita a perda de calor para universo e, consequentemente, causa a queda da temperatura à noite), sob atuação de massas de ar frias. A temperatura negativa provoca a sublimação do conteúdo de vapor em contato com as superfícies frias e/ou solidificação do orvalho, resultando em geada.
Automóvel de um professor: totalmente congelado! |
Apesar de ser um fenômeno apreciado por turistas, por exemplo, a geada traz sérios prejuízos à vegetação e à agricultura, pois danifica as plantas e seus frutos. A agricultura é a atividade econômica mais subordinada às oscilações do tempo e do clima, sendo que a geada se constitui como uma manifestação meteorológica bastante prejudicial às práticas agrícolas, acarretando prejuízos diversos à agropecuária cunhense, principalmente à pecuária leiteira, reduzindo a produção diária de leite, já que a geada danifica as pastagens.
Campo coberto de geada no Bairro da Barra J. Alves, próximo à escola. |
Fenômeno típico do chamado clima tropical de altitude, no qual Cunha se insere, a geada impõe limitações à diversificação de culturas agrícolas. Não é por acaso que Cunha nunca foi um município produtor de café, uma vez que a cafeicultura é extremamente sensível a esse fenômeno. Esse clima, compreendido nas áreas dos planaltos e serras do sudeste brasileiro, abrange o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e as áreas serranas de São Paulo e Rio de Janeiro (Serras da: Bocaina, Mantiqueira e do Mar). Nessa região climática, as altitudes acima de 1000 metros determinam condições especiais de clima, com temperaturas amenas durante o verão e com um inverno frio e seco.
O layout da página ficou excelente, parabéns a todos os integrantes dessa Escola. Tenho orgulho de ter feito parte dessa equipe! Att, Leonel.
ResponderExcluirProf.º Leonel,
ExcluirGrato por seu comentário e por suas palavras elogiosas. Tentamos fazer sempre o melhor.
Nós é que agradecemos pelo excelente trabalho que você desenvolveu em nossa unidade escolar.
Boa sorte nessa nova etapa de sua vida.